Destaques

Tabela verdade exercícios resolvidos com gabarito

Exercícios resolvidos com gabarito.






Exercício 1 - Tabela verdade com negação e conjunção


#   Ano: 2017 / Banca: UFMT / Órgão: POLITEC-MT

Considere a tabela-verdade abaixo, em que nas duas primeiras colunas encontram-se os valores-verdade de duas proposições A e B. 

Considere que V é usado para proposição verdadeira e F para proposição falsa.

tabela verdade negação e disjunção do enunciado do exercício 1

Assinale a sequência que completa correta e respectivamente a tabela com os valores-verdade de x, y, z, t.

A) V, F, V, V

B) V, F, F, F

C) F, V, V, F

D) F, V, F, V


Resolução exercício 1

#   Parte 1 - Primeiramente deve-se resolver a negação da proposição "A", pois a regra determina que a negação têm precedência sobre as demais operações lógicas, no caso deste exercício a disjunção.


exercício 1 parte 1 negação

#   Parte 2 - Na segunda parte da conjunção deverá ser resolvida.

exercício 1 parte 2 disjunção

#   Dica - Par resolver este tipo de exercício decore a tabela verdade de disjunção e negação ou lembre-se sempre que os valores da negação são contrários a da própria proposição lógica e que na disjunção o único valor falso ocorre quando as duas proposições lógicas são falsas. Para ajudar a fixar treine também através de exercícios com proposições simples e compostas.

 



Exercício 2 - Tabela verdade com disjunção, conjunção, conjunção exclusiva, condicional e bicondicional.


#   Ano: 2016 / Banca: Coperve - FURG / Órgão: FURG

Qual operação lógica descreve a tabela verdade da função X abaixo cujos operandos são A e B? 

Considere que V significa “Verdadeiro” e F, “Falso”.


Tabela verdade enunciado exercício 2

A) E

B) OU

C) OU exclusivo

D) Implicação

E) Bidirecional


Resolução exercício 2

#   Parte 1 - Para resolução e eliminação da alternativa "A" é necessário resolver a operação lógica de conjunção. Decore a tabela de conjunção ou sempre tenha em mente que o valor lógico da proposição somente será verdadeiro quando as duas sentenças forem verdadeiras.


tabela verdade conjunção alternativa a


#   Parte 2 - Para resolução e eliminação da alternativa "B" é necessário resolver a operação lógica de disjunção. Decore a tabela verdade de disjunção ou sempre tenha em mente que o valor lógico da proposição somente será falso quando as duas sentenças forem falsas, diferentemente do que ocorre na conjunção.

tabela verdade disjunção alternativa b


#   Parte 3 - Para resolução e eliminação da alternativa "C" é necessário resolver a operação lógica de disjunção exclusiva. Decore a tabela de disjunção exclusiva.

tabela verdade disjunção exclusiva alternativa c


#   Parte 4 - A alternativa "D" é a correta, conforme a imagem abaixo. Para resolver a operação lógica condicional decore sua tabela verdade ou tenha sempre em mente que o resultado da operação somente será falso quando a primeira proposição simples for verdadeira e a segunda falsa.

tabela verdade condicional alternativa d


#   Parte 5 - Para resolução e eliminação da alternativa "E", é necessário resolver a operação lógica bicondicional. Decore a tabela verdade bicondicional para resolver essa alternativa ou sempre tenha em mente que o resultado somente será verdadeiro quando ambos os valores das proposições simples forem verdadeiros ou falsos.

tabela verdade condicional alternativa e




Exercício 3 - Tabela verdade com negação, condicional e disjunção.


#   Ano: 2015 / Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ / Órgão: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Considerem-se as proposições P, Q e R e a seguinte linha de uma tabela-verdade, em que V representa o valor lógico verdadeiro, F, o falso.


Os valores lógicos que substituem corretamente as letras X e Y, respectivamente, são:

A) V e F

B) V e V

C) F e V

D) F e F


Resolução exercício 3

#   Parte 1 - A primeira operação a ser resolvida neste exercício é a negação (~q) de q. Como já sabemos a operação de negação simplesmente inverte o valor da proposição, ou seja, verdadeiro passa a ser falos e vice-versa.


Tabela verdade negação parte 1 exercício 3

#   Parte 2 - Com a operação de negação já resolvida o próximo passo é a resolução da condicional (→).  Tendo-se em mente a tabela verdade condicional ou de implicação e sabemos que a regra é "Se verdadeiro então falso" o valor lógico dessa proposição composta será falso, conforme imagem abaixo.

Tabela verdade condicional parte 2 exercício 3


#   Parte 3 - Por fim a operação lógico de disjunção deve ser resolvida. Assim como ocorreu no caso da condicional deve-se ter em mente a tabela verdade da disjunção, pois quando no caso de ambas as proposições lógicas forem falsa sabemos que o resultado da operação é falso também.

Tabela verdade disjunção parte 3 exercício 3

Comentários